Pois é... o João Guloso só queria facilitar a vida da patroa... por isso foi adiantando as divisões, rsrsrs!
Essa é a justificativa do personagem para ir devorando todos os 32 docinhos que eram para serem entregues à doutora. Confira a história:
Então, caro leitor, na história o João faz sucessivas divisões por 2 e vai devorando o "resultado", na boa intenção (kkkk).
Vamos fazer algumas considerações pedagógicas 👇
- Que tal propor probleminhas com divisão por 2 baseados na história do João Guloso?
- Também podemos trabalhar o conceito de prova real, mostrando que a multiplicação é a operação inversa da divisão;
- Pode-se realizar as divisões fazendo a partilha um a um, usando material concreto para chegar aos resultados. É uma boa forma para depois introduzir o algoritmo.
Ah, mas tem uma questão para ser discutida com os alunos: seguindo a lógica do João de sempre dividir por 2, ele errou quando comeu o último docinho. Pergunte aos alunos qual seria o resultado de dividir o docinho?
Bem, além dessas propostas matemáticas, o vídeo já faz o convite para fazer a receita de um brigadeiro diferente: o brigadeiro de inhame! Uma alternativa interessante para oferecer às crianças, já que o inhame é rico em benefícios para a alimentação.
Confira na próxima postagem a receita em vídeo e por escrito!
(Ah, a história que foi gravada é uma adaptação do conto que foi publicado no livro "Histórias de dar água na boca", de Rosane Pamplona. Participação especial de Scheila Santiago. Diirigido e editado por Luciano Santos )
Amei!! Quem nunca quis seguir essa lógica kkkkk
ResponderExcluirNé?!
ExcluirRsrsrsr... acho que tem muito João Guloso por aí!
ResponderExcluir