terça-feira, 14 de maio de 2019

RECEITA DE BRIGADEIRO DE INHAME

Após a história do João Guloso, fui ensinar à Scheila Santiago 
como se faz um brigadeiro à base de inhame. Além da receita, contei pra ela algumas curiosidades sobre a origem do brigadeiro: 

Aprendi essa receita com a Mabel Caldas, que faz parte da Associação de Produtores, Moradores e Artesãos de Barra Alegre (Bom Jardim - RJ). Na localidade de Santo Antonio existe um evento tradicional (Festival do Inhame) que promove um concurso maravilhoso de criação de receitas à base desse tubérculo. 

Essa é uma boa ideia para as crianças provarem o inhame de outra forma! É um alimento cheio de benefícios:
  • Bom para a saúde da mulher: o consumo de inhame é útil na menopausa, para a tensão pré-menstrual, endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina. E ajuda a aumentar a fertilidade. 
  • Os compostos antioxidantes do inhame – betacaroteno e vitamina C – ajudam a prevenir os mais variados tipos de câncer. 
  • As fibras do inhame ajudam a reduzir os níveis de colesterol. 
  • É uma boa fonte de potássio, um mineral que compensa as ações hipertensivas do sódio em nosso corpo.
  • O inhame é ótima opção de alimento para quem precisa emagrecer. Além de pouca gordura, o tubérculo apresenta carboidratos complexos, o que significa que a glicose, um dos produtos finais de sua digestão, será liberada de maneira gradativa para a corrente sanguínea, fazendo você sentir menos fome ao longo do dia. 
  • As fibras do inhame também promovem essa sensação de saciedade. 
  • O inhame é um bom alimento para a prevenção da anemia. 

( Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/6-beneficios-do-inhame-para-que-serve-e-propriedades/#dkc2oyFmJfBKiIkJ.99) 


Segue abaixo a receita por escrito:

2 a 3 inhames bem cozidos, só em água
3 colheres (sopa) de achocolatado
3 colheres (sopa) de leite em pó
1 colher (sopa rasa) de óleo
chocolate granulado ou raspas de chocolate

Amasse bem o inhame cozido e acrescente o achocolatado e o leite em pó, aos poucos. Depois de misturar bem, leve ao fogo numa panela untada com o óleo. Cozinhe até a massa ficar mais compacta e homogênea. (Parece que está grudando na panela, mas conforme esfria, ela desgruda) 

(Eu ainda vou fazer novas experiências para adaptar a receita. Acho válido pensar em usar outras formas para adoçar ou, por exemplo, substituir o leite em pó. Se você fizer alguma variação dessa receita, por favor, compartilhe conosco nos comentários)


Ah, e se você não assistiu o vídeo do João Guloso, não perca a oportunidade: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COISAS QUE O POVO DIZ

A VERDADE POPULAR NEM SEMPRE AO SÁBIO CONDIZ, MAS HÁ VERDADE SERENA NAS COISAS QUE O POVO DIZ.                    (Aldemar Tavare...