domingo, 14 de abril de 2019

O VALOR DA PERSEVERANÇA E O CONTO "A COROA DO REI"

Recentemente aprendi uma história muito legal: A COROA DO REI. 
Um conto francês  baseado numa sequência de dobraduras, que foi pesquisado e traduzido pela Ana Flávia Basso (Educar com Histórias). 

Tão legal que logo me pus a ensaiá-la e utilizá-la na sala de leitura da escola!  E ainda, tive a oportunidade de testá-la num sarau com adultos. 

Nesse processo fiz as minhas adaptações (já que quem conta um conto aumenta um ponto, rsrs) introduzindo musicalidade nas sequências. Resolvemos gravar um vídeo para colocá-lo no Canal HVs (e mais adaptações foram feitas, numa edição primorosa do Luciano Santos, parceiro do canal): 


Esse processo de adaptação é algo natural, especialmente quando mudamos o tipo de suporte ou situação de apresentação da história. Tradicionalmente, é uma história para ser contada de uma forma intimista, manipulando o papel na frente do público (digo público em vez de dizer crianças porque realmente é uma história encantadora, que deixa pessoas de todas as idades impactadas a cada transformação da dobradura). 

Realmente exige um certo treino e persistência para aprender e executar as dobraduras com naturalidade, enquanto também se apresenta a  história. De início, parece que não vai dar, que é muito difícil... mas quando conseguimos, nossa! Que resultado! Que satisfação! 

Então... tudo isto levou-me a refletir... 

O processo de dominar a técnica e a história inicialmente é difícil... e o próprio conto nos traz uma situação onde o protagonista precisa ser perseverante para encontrar o que busca! 

Em sua jornada o rei recebe tantas negativas! Porém, que contém pistas sobre o caminho a ser seguido. Chamou-me a atenção ser a própria figura do rei (e não um lacaio ou algo assim) a ter que procurar, investigar, passar por provações, refazer seu barco, dialogar com criaturas humildes, precisar da ajuda de outrem... 

Um dia aprendi que quando uma história nos escolhe (rsrsrs) devemos observar onde as linhas dela se encontram e cruzam com as linhas de nossa vida. Atualmente me vejo assim, tendo que perseverar num objetivo que estou buscando e que os caminhos ainda estão se delineando para mim... com várias negativas, é claro, tentando me fazer desistir.   

A sabedoria das histórias é realmente algo fantástico! Enquanto escrevo para você, caro leitor, escrevo para mim, para lembrar-me do valoroso esforço da busca, para chamar-me a atenção de não perder o foco! 

Ora, ora... quem nunca encontrou dificuldades para alcançar um desejo? Portanto, vamos perseverar! 

Caríssimo leitor, curta a história! Utilize-a pedagogicamente. Utilize-a em família. Encante suas crianças. Encante seus idosos. Encante a você mesmo! 

               👉 Relato de um desdobramento

Ao trabalhar essa história na escola surgiu uma brincadeira: na fila ou na rodinha cantamos a cantiga  imitando o diálogo do rei com os personagens. Mas, trocando o personagem pelo nome da criança. Assim: 
- Fulano, Fulano, onde está a coroa do rei? 
- E o Fulano respondeu: (e a criança com aquele nome respondia)
- Eu não sei! 
Respeitamos a ordem da fila do da rodinha. E foi muito divertido! E útil também (rsrsr), afinal me ajudou a lembrar o nome de tantas crianças que atendo e serviu como aquelas cantigas que usamos para deslocar uma fila de um lugar para outro dentro da escola.  

👉Dicas pedagógicas

  • Quando falamos de adaptações sempre estamos falando de mudanças que podem enriquecer a narrativa desde que o "esqueleto" da história seja respeitado, mantido (existem muitas adaptações por aí que empobrecem o conteúdo, a exemplo do que se faz muito com os clássicos universais);
  • Em vez de rei, pode ser por exemplo, uma princesa que busca sua coroa. Uma alternativa bacana se você quiser valorizar o protagonismo feminino. E isso não altera a estrutura do conto. 
  • Treine bastante a sequência de dobraduras antes de apresentar a história pela primeira vez. Importante: sempre vinque bastante cada dobra! Isso ajuda bastante. 
  • Visite o canal "Educar com Histórias" e confira o tutorial que a Ana Flavia Basso fez:  

Ah, minha gratidão a Ana Flavia por ter compartilhado tão lindo conteúdo! 👍


2 comentários:

  1. Obrigada, Maria Inez! Eu gostaria de fazer reflexões mais profundas (assim como você faz tão bem), mas estou aprendendo... com histórias tão bonitas que a sabedoria popular nos deixou de herança.

    ResponderExcluir

COISAS QUE O POVO DIZ

A VERDADE POPULAR NEM SEMPRE AO SÁBIO CONDIZ, MAS HÁ VERDADE SERENA NAS COISAS QUE O POVO DIZ.                    (Aldemar Tavare...