quinta-feira, 21 de março de 2019

SOPA DE MEIAS - A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Depois da gravação dos vídeos com a história e a receita de sopa de meias, decidi apresentar os vídeos às crianças, mas com um complemento: levar uma pequena amostra da sopa para que elas provassem. 

E resolvi contar sobre isso aqui porque os resultados foram melhores do que o esperado! 

(As atividades foram feitas com as turmas do Pré 1 ao 5º ano). 

A sequência de atividades foi a seguinte: 
  1. Exibição do vídeo "SOPA DE MEIAS
  2. Apresentação do livro "HISTÓRIAS DE DAR ÁGUA  NA BOCA", de Rosane Pamplona 
  3. Leitura do conto "NÃO FOI SOPA", onde a autora conta uma memória negativa na infância com relação a uma sopa horrorosa que ela teve que tomar 😝
  4. Exibição do vídeo "COMO FAZER SOPA DE MEIAS" 
  5. Explicação dos conceitos de metade (meio/ meia) que aparecem na receita de várias formas
  6. Oferecimento aos alunos de uma pequena prova da sopa pronta. 

E o que aconteceu? 

Primeiro, uma grande curiosidade para saber como a "meia" iria entrar na sopa (rsrsrs). Riram quando perceberam a brincadeira contida na proposta. Depois que viam a receita, muitos se animaram rapidamente a provar. 




Servi a sopa gelada (porque a atividade aconteceu em março, numa semana de muito calor). Em pequeninas porções servidas em copinhos de café com colherinhas. 

E então...

  • A maioria dos alunos AMOU 💗 Alguns repetiram muuuuiiiitas vezes!!! 
  • Cerca de 10% das crianças não provaram ou provaram e disseram que não gostaram. 
  • Algumas crianças queriam levar para casa para que a mãe provasse (rsrsr)
  • Algumas me deram o retorno pessoalmente ou pelas redes sociais dizendo que pediu para a mãe fazer em casa e que todo mundo aprovou. 
  • Na semana seguinte, professores e alunos  me pediram a receita por escrito. 
  • Alguns professores disseram que vão realizar desdobramentos pedagógicos a partir da história (principalmente em Matemática) 
Foi mais uma daquelas atividades onde conseguimos atingir objetivos pedagógicos de forma muito lúdica e aprazível. E que fica na memória! 

Gratificada... 😊

👉 Algumas considerações:
  • A prova do alimento é sempre uma oferta. A criança não pode ser forçada a experimentar, nem ser constrangida quando se negar a participar. 
  • Cuidados de higiene no preparo e na forma de servir são essenciais. 
  • Devemos provar e avaliar bem o sabor antes de servir. O segredo desta sopa está equilíbrio de sabores (quantidades iguais de legumes utilizados) nos temperos (usei manjericão, manjerona, hortelã-pimenta, salsa, orégano e uma boa dose de azeite). Sem abusar do sal! 
E além de tudo o que já foi falado aqui, trabalhar com receitas é sempre uma forma legal de fazer uma aproximação com as famílias dos nossos alunos. 

E você leitor, o que acha? Quer me contar uma experiência experiência pedagógica que já vivenciou com a gastronomia? 


Eu sou a Marisa, das Histórias Viajantes. 
Professora, contadora de histórias, Pedagoga pós Graduada  em Formação de Leitores. 
Trabalho numa sala de leitura de uma escola pública. Atualmente atendo a 16 turmas por semana, do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental. Realizo empréstimos, leituras e contação de histórias. Muitas vezes, procurando fazer uma ponte entre o trabalho de formação de leitores e a demanda que os professores apresentam. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

COISAS QUE O POVO DIZ

A VERDADE POPULAR NEM SEMPRE AO SÁBIO CONDIZ, MAS HÁ VERDADE SERENA NAS COISAS QUE O POVO DIZ.                    (Aldemar Tavare...