Depois da gravação dos vídeos com a história e a receita de sopa de meias, decidi apresentar os vídeos às crianças, mas com um complemento: levar uma pequena amostra da sopa para que elas provassem.
E resolvi contar sobre isso aqui porque os resultados foram melhores do que o esperado!
(As atividades foram feitas com as turmas do Pré 1 ao 5º ano).
A sequência de atividades foi a seguinte:
- Exibição do vídeo "SOPA DE MEIAS"
- Apresentação do livro "HISTÓRIAS DE DAR ÁGUA NA BOCA", de Rosane Pamplona
- Leitura do conto "NÃO FOI SOPA", onde a autora conta uma memória negativa na infância com relação a uma sopa horrorosa que ela teve que tomar 😝
- Exibição do vídeo "COMO FAZER SOPA DE MEIAS"
- Explicação dos conceitos de metade (meio/ meia) que aparecem na receita de várias formas
- Oferecimento aos alunos de uma pequena prova da sopa pronta.
E o que aconteceu?
Primeiro, uma grande curiosidade para saber como a "meia" iria entrar na sopa (rsrsrs). Riram quando perceberam a brincadeira contida na proposta. Depois que viam a receita, muitos se animaram rapidamente a provar.
Servi a sopa gelada (porque a atividade aconteceu em março, numa semana de muito calor). Em pequeninas porções servidas em copinhos de café com colherinhas.
E então...
- A maioria dos alunos AMOU 💗 Alguns repetiram muuuuiiiitas vezes!!!
- Cerca de 10% das crianças não provaram ou provaram e disseram que não gostaram.
- Algumas crianças queriam levar para casa para que a mãe provasse (rsrsr)
- Algumas me deram o retorno pessoalmente ou pelas redes sociais dizendo que pediu para a mãe fazer em casa e que todo mundo aprovou.
- Na semana seguinte, professores e alunos me pediram a receita por escrito.
- Alguns professores disseram que vão realizar desdobramentos pedagógicos a partir da história (principalmente em Matemática)
Foi mais uma daquelas atividades onde conseguimos atingir objetivos pedagógicos de forma muito lúdica e aprazível. E que fica na memória!
Gratificada... 😊
👉 Algumas considerações:
- A prova do alimento é sempre uma oferta. A criança não pode ser forçada a experimentar, nem ser constrangida quando se negar a participar.
- Cuidados de higiene no preparo e na forma de servir são essenciais.
- Devemos provar e avaliar bem o sabor antes de servir. O segredo desta sopa está equilíbrio de sabores (quantidades iguais de legumes utilizados) nos temperos (usei manjericão, manjerona, hortelã-pimenta, salsa, orégano e uma boa dose de azeite). Sem abusar do sal!
E além de tudo o que já foi falado aqui, trabalhar com receitas é sempre uma forma legal de fazer uma aproximação com as famílias dos nossos alunos.
E você leitor, o que acha? Quer me contar uma experiência experiência pedagógica que já vivenciou com a gastronomia?
Eu sou a Marisa, das Histórias Viajantes.
Professora, contadora de histórias, Pedagoga pós Graduada em Formação de Leitores.
Trabalho numa sala de leitura de uma escola pública. Atualmente atendo a 16 turmas por semana, do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental. Realizo empréstimos, leituras e contação de histórias. Muitas vezes, procurando fazer uma ponte entre o trabalho de formação de leitores e a demanda que os professores apresentam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário