segunda-feira, 11 de março de 2019

Boas vindas!

"As histórias podem vir de todos os tempos e lugares. 
E eu as conto para que continuem suas jornadas.
Marisa Maia 




Olá, bem vindo(a) ao Blog das Histórias Viajantes!

Eu sou a Marisa Maia - contadora de histórias 
(e mais uns sete-oficios-e-quatorze-necessidades). 

Contar histórias faz parte de uma herança desde um bisavô português (que não conheci, mas meu pai, imitava). Por ser professora, a sala de aula foi o laboratório perfeito para a evolução da parte artística (por isso encontrarão aqui muitas vezes um enfoque voltado para professores).  

Mas não há só  esse enfoque pedagógico. Contar histórias faz parte de um conjunto com várias intercessões: antropológicas, psicológicas, histórico-sociais. As histórias mostram os costumes, as mentalidades, as formas de julgar e decidir de um determinado povo em determinado tempo e lugar. Ou ainda, a sabedoria de toda a humanidade que vai resistindo ao esmeril do tempo e desconhece o que é uma fronteira. 

        "O conto popular (...) é o primeiro leite intelectual. 
Os primeiros heróis, as primeiras cismas, os primeiros sonhos, 
os movimentos de solidariedade, amor, ódio,compaixão, 
vêm com as histórias fabulosas, ouvidas na infância." 
(L. C. Cascudo) 

E por que este nome - Histórias Viajantes

Bom, uso a frase lá em cima para resumir a ideia. Porém, também  costumamos ouvir: 
"As histórias fazem a gente viajar" ou "puxa, eu viajo numa boa história"... 
Então é isso: as Histórias podem percorrer muitos lugares e nós podemos ser levados por ela a muitos lugares, imaginários ou reais - sobre os quais aprenderemos alguma coisa com a narrativa.  

O projeto inicial com este título surgiu em 2008. Percorreu muitas escolas e localidades em pelo menos 13 municípios do estado RJ, em diferentes eventos e situações (eu já me perdi um pouco na contagem, rsrsrs).

Agora, ultrapassada uma década, o trabalho ganhou também as formas virtuais. Deixo aqui o convite para conhecerem o Canal das Histórias Viajantes no YouTube. Foi um novo passo (acho que na verdade foi um salto, rsrsr) 



A arte de contar histórias sofre adaptações, mas também ganha possibilidades, quando entra nessa seara do audiovisual. Estamos em movimento constante de experimentar, aprender e produzir.  

Caro visitante, espero "reencontrá-lo" por aqui. Deixe seus comentários, pedidos, sugestões. E até uma próxima! 


Referências: 

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. Ediouro SA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COISAS QUE O POVO DIZ

A VERDADE POPULAR NEM SEMPRE AO SÁBIO CONDIZ, MAS HÁ VERDADE SERENA NAS COISAS QUE O POVO DIZ.                    (Aldemar Tavare...